• Tatiana Py Dutra

Alimentação: 4 dicas para proteger o organismo

Especialista em nutrição explica como usar a alimentação para o autocuidado em tempos de isolamento social

Não é novidade que uma boa refeição pode gerar uma sensação de bem-estar quase automaticamente, ou seja, a comida está intimamente ligada ao humor. Por isso, é preciso preocupar-se com a alimentação ao pensar em saúde mental, especialmente em épocas delicadas.


Contra a Covid-19, higienizar frutas e hortaliças é fundamental


Apesar de parecer simples, praticar o autocuidado nem sempre é fácil. Por isso, David Wiener, especialista em nutrição do aplicativo de exercícios físicos e estilo de vida Freeletics, dá 4 dicas simples que vão melhorar a relação com a comida.

1) Valorize o equilíbrio

Para garantir que o corpo esteja funcionando da maneira ideal, é preciso comer regular e adequadamente durante o dia, já que a comida é o combustível que vai alimentá-lo e proporcionar melhor desempenho.

No centro de uma dieta balanceada estão os alimentos que são pobres em gorduras e açúcares de baixa qualidade e ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes. Bons exemplos incluem frutas, legumes, cereais, óleos e fontes saudáveis de proteínas.


2) Preencha metade do prato com frutas e vegetais

Estudos correlacionam comer frutas e verduras com sentir-se positivo. Essa é uma das razões pelas quais Wiener recomenda que, em cada refeição, metade do prato seja dedicado a frutas e legumes. Quanto mais coloridos forem os ingredientes, mais nutritivos são.


3) Coma com atenção plena

Comer com atenção plena significa estar atento enquanto come (sem assistir tv, mexer no celular etc). Reservar tempo para comer e permitir a digestão também podem ajudar a perder peso, por dar ao corpo o tempo necessário para identificar a sensação de saciedade, evitando comer em excesso.


Se estiver trabalhando em casa, procura comer fora do ambiente onde atuaFaça a refeição longe da tela do computador.

4) Elimine os alimentos ultraprocessados

Geralmente, os alimentos processados oferecem pouco ou nenhum benefício nutricional. Em geral, estão cheios de calorias vazias e devem ser evitados ao máximo. Para isso, planeje e prepare as refeições com antecedência. Você pode congelá-las e usar no dia a dia

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