• Tatiana Py Dutra

Alimentos para ‘criar um clima’

A gastronomia e a ciência apontam alguns ingredientes que podem turbinar o cardápio desse Dia dos Namorados


Como tudo depois do início desta pandemia, o Dia dos Namorados vai ser diferente em 2020. Por isso, pode ser que você não tenha se rendido ao impulso de sair para comprar um presente para seu ser amado. Mas pode ser que você queira ficar de xodó nesse dia 12. Até porque, né, #sextou.


E como luxúria e gula são dois pecados bastante populares, fui atrás de uma relação de alimentos ditos “afrodisíacos” – que seriam capazes de aumentar a libido e o desejo dos comensais.


“Na verdade não há nenhuma comprovação científica sobre a existência de alimentos afrodisíacos. Mas, sim, alguns deles têm nutrientes que podem auxiliar no bom desempenho sexual, ou despertar a imaginação e a fantasia”, comenta a nutricionista Denise Sá.


Se imaginação e bom apetite não fazem mal e podem ter efeitos positivos na vida sexual, listamos 10 alimentos para você temperar seu romance.


1. Vinho tinto

Além de ajudar a criar um clima, a bebida tem um poderoso antioxidante, o resveratrol, que ajuda a diminuir a inflamação e aumenta o bombeamento de sangue.

2. Ostras

Elas contêm altos níveis de zinco, que pode melhorar o desejo sexual aumentando a produção de testosterona; e tirosina, nutriente que ajuda na produção de dopamina (que se baixa), afetar a libido.

3. Morangos

Super associada com a sensualidade, a fruta é importante para a produção de hormônios sexuais e neurotransmissores químicos no cérebro que aumentam a libido. Além disso, tem vitamina C, que ajudar a equilibrar o sistema imunológico.

4. Chocolate

Aquela inocente caixa de bombons pode ajudar nas preliminares de uma noite romântica. Segundo pesquisas, o chocolate ajuda a melhorar o humor e baixar os níveis de estresse. AS qualidades amargo e escuro ainda contém certos compostos que elevam o humor, como a feniletilamina, que estimula a serotonina, e a cafeína, que é um estimulante.

5. Açafrão

Dizem que Cleópatra se banhava em leite com infusão de açafrão devido às suas qualidades afrodisíacas. Mas a ciência já encontrou evidências de que o produto ajuda a aumentar a mobilidade dos espermatozoides em homens inférteis, e é capaz de reduzir os afeitos do uso de antidepressivos sobre a libido.

6. Pimentas vermelhas

A capsaicina, substância que confere picância às pimentas vermelhas, aumenta a circulação sanguínea e estimula as terminações nervosas (especialmente as da língua), o que gera excitação. Ela também faz o corpo liberar epinefrina, hormônio que aumenta a frequência cardíaca e libera endorfinas, opiáceos naturais do organismo. Hot!


7. Aspargos

A vitamina E presente no aspargo pode aumentar o fluxo de sangue e oxigênio nos órgãos genitais. O vegetal também é risco em potássio, mineral ligado à produção de hormônios sexuais.

8. Mel

Na Grécia Antiga, Hipócrates, o pai da Medicina, prescrevia mel como antídoto para a falta de apetite sexual. Ele contém boro, mineral que ajuda a regular os níveis hormonais. Tem também óxido nítrico, que aumenta o fluxo sanguíneo, colaborando na abertura de vasos sanguíneos envolvidos na criação de ereções e ingurgitamento clitoriano.

8. Banana

A fruta contêm a enzima bromelina, que pode aumentar o desejo sexual dos homens, Além disso, seus altos níveis de potássio, riboflavina e vitamina B2 mantêm a energia em alta.

10. Salmão

Rico em ácidos graxos ômega-3, ajuda a saúde do coração e na libido, já que fornece substâncias necessárias À produção de estrogênio, testosterona e progesterona.

© 2020 por BOA DE GARFO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram