• Tatiana Py Dutra

Covid-19 não cancela a Páscoa, mas muda os costumes

Pesquisa da Boa Vista indica que 48% dos entrevistados irão comemorar a data apenas com as pessoas da casa


35% vão recorrer a telefeonemas e chamadas de vídeo para celebrar com familiares (Foto: Reprodução)

Um das mais importantes feriados do calendário cristão, a Páscoa não passará “em brancas nuvens” no território nacional, mesmo com a epidemia de coronavírus. Levantamento feito pela Boa Vista nas últimas duas semanas constatou que a maioria dos entrevistados vai comemorar a data, ainda que com algumas adaptações para respeitar o distanciamento social.


Quase metade (48%) dos entrevistados pretendem comemorar a data apenas com as pessoas que moram na casa, sem se reunir com outros membros da família. Outros 35% irão comemorar à distância, conectando-se aos demais familiares, ou por telefone ou chamadas de vídeo. Por fim, 17% cancelaram viagens vão passar a data em casa.


Economia

Diante do novo cenário, 75% dos entrevistados já revisaram o orçamento familiar, uma vez que sentem dificuldades para manter as contas em dia.


Por conta das incertezas deste novo cenário, 35% informaram que, para este e os próximos meses, irão priorizar as contas da casa, como as de água, energia, aluguel e condomínio. 30% compras de alimentos e 35% irão reduzir os gastos com lazer e outras despesas supérfluas.

A maioria (55%) também confirmou que apesar de estar se adequando as recomendações para ajudar a conter o avanço do novo coronavírus, ainda tem feito compras de alimentos nos mesmos locais de costume, preferindo assim as lojas físicas.


Outros 45% têm feito de forma online (delivery). Destes 45%, em 87% dos casos, as compras online representam uma mudança no comportamento de compra do consumidor, que antes buscava suprir as necessidades de compras nas lojas físicas. Para outros 13%, fazer compras online já era um hábito.


Antes da crise

Em sua tradicional pesquisa Hábitos de Consumo para a Páscoa, finalizada na semana antes da pandemia e feita com pouco mais de mil entrevistados em todo o país, a Boa Vista havia constatado que para 67% dos entrevistados, a Páscoa gera gastos extras, principalmente com despesas de supermercado (46%), compra de chocolates (38%), e gastos com lazer e viagens (16%).


Quando questionados sobre a pretensão de gastos para a data, 48% informaram que manteriam o padrão do ano anterior, 27% que gastariam mais e 25% gastariam menos que em 2019. E o ticket médio neste ano seria de R$ 102, contra R$ 72 registrados em 2019, um crescimento de 23%.


Além da compra dos itens de Páscoa, 39% já previam gastos com alimentos, 26% com outros itens para a casa, viagens e lazer, e 35% que não gastariam com itens diferentes dos tradicionais de Páscoa. Por fim, 78% dos consumidores pretendiam pagar as despesas gerais da Páscoa à vista e apenas 22% iriam parcelar estes gastos.

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