• Tatiana Py Dutra

Faça chá como uma rainha

Aprenda o passo a passo do tradicional chá inglês


O Brasil é um país tropical, abençoado por Deus, mas a partir de junho, quase metade do território enfrenta baixas temperaturas. E para aquecer o corpo, nada melhor que um bom chá inglês.


Aliás, uma curiosidade: os portugueses foram os primeiros europeus a conhecer o chá, que era plantado no Oriente, no século XVI. Mais de 100 anos depois, quando Catarina de Bragança, filha de D. João IV, casou com o Rei Carlos II da Inglaterra, levou o hábito de tomar a bebida para a corte britânica, e ele foi assimilado rapidamente.


Já o famoso “Chá das 5” nasceu dentro da corte britânica, no século XIX. O início da tradição é atribuído à Anna Maria Russell, então duquesa de Belfort. Em seu lanche da tarde e para convidados, ela servia doces, bolos e chá com leite. Pode haver algo com mais cara de inverno do que isso?


Prepare o chá perfeito


Não há unanimidade sobre o que seria o chá perfeito, mas pela popularidade entre os súditos da rainha, ele deve ser feito com folhas soltas e não em saquinhos (que, dizem contém folhas de menor qualidade).


O tipo de chá mais consumido no Reino Unido é o chamado “black tea”, que é feito da mesma planta de que é feito o chá verde e o chá branco. Dois utensílios são básicos a chaleira e o bule de chá.



Entenda o passo a passo do chá que os britânicos tomam


  1. Encha a chaleira com água e leve ao fogo médio

  2. Um pouco antes de a água ferver, coloque as folhas de chá no bule. A medida é uma colher de chá cheia para cada xícara a ser servida e mais uma colher para o bule. Coloque a água fervente no bule, cobrindo as folhas, até encher

  3. Deixe em infusão por, no máximo, 5 minutos. Não deixe de ler as instruções da embalagem, pois cada tipo de chá tem seu tempo de infusão

  4. Cuidadosamente, mexa o bule. Sirva o chá diretamente do bule, usando um coador

  5. Segundo o UK Tea Council, 98% dos ingleses tomam chá com leite, servido frio ou em temperatura ambiente

  6. Adoce, se preferir. Ingleses usam, no máximo, dois torrõezinhos de açúcar

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo