• Tatiana Py Dutra

Faça chá como uma rainha

Aprenda o passo a passo do tradicional chá inglês


O Brasil é um país tropical, abençoado por Deus, mas a partir de junho, quase metade do território enfrenta baixas temperaturas. E para aquecer o corpo, nada melhor que um bom chá inglês.


Aliás, uma curiosidade: os portugueses foram os primeiros europeus a conhecer o chá, que era plantado no Oriente, no século XVI. Mais de 100 anos depois, quando Catarina de Bragança, filha de D. João IV, casou com o Rei Carlos II da Inglaterra, levou o hábito de tomar a bebida para a corte britânica, e ele foi assimilado rapidamente.


Já o famoso “Chá das 5” nasceu dentro da corte britânica, no século XIX. O início da tradição é atribuído à Anna Maria Russell, então duquesa de Belfort. Em seu lanche da tarde e para convidados, ela servia doces, bolos e chá com leite. Pode haver algo com mais cara de inverno do que isso?


Prepare o chá perfeito


Não há unanimidade sobre o que seria o chá perfeito, mas pela popularidade entre os súditos da rainha, ele deve ser feito com folhas soltas e não em saquinhos (que, dizem contém folhas de menor qualidade).


O tipo de chá mais consumido no Reino Unido é o chamado “black tea”, que é feito da mesma planta de que é feito o chá verde e o chá branco. Dois utensílios são básicos a chaleira e o bule de chá.



Entenda o passo a passo do chá que os britânicos tomam


  1. Encha a chaleira com água e leve ao fogo médio

  2. Um pouco antes de a água ferver, coloque as folhas de chá no bule. A medida é uma colher de chá cheia para cada xícara a ser servida e mais uma colher para o bule. Coloque a água fervente no bule, cobrindo as folhas, até encher

  3. Deixe em infusão por, no máximo, 5 minutos. Não deixe de ler as instruções da embalagem, pois cada tipo de chá tem seu tempo de infusão

  4. Cuidadosamente, mexa o bule. Sirva o chá diretamente do bule, usando um coador

  5. Segundo o UK Tea Council, 98% dos ingleses tomam chá com leite, servido frio ou em temperatura ambiente

  6. Adoce, se preferir. Ingleses usam, no máximo, dois torrõezinhos de açúcar

23 visualizações

© 2020 por BOA DE GARFO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram