• Tatiana Py Dutra

Faça sua própria massa de pizza!

Confira uma receita prática que pode ser feita na batedeira e rende 4 porções

Não que eu não seja fã de pizza. Eu adoro. De vez em quando. Acho que sou raridade: a maioria das pessoas que conheço ama esse prato (no último fim de semana, meu primo pediu delivery duas vezes!).


Como meus sabores favoritos são portuguesa e margherita, que usam ingredientes que a gente costuma ter sempre em casa (tomate, ovo, cebola, queijo, presunto e molho de tomate), comecei a pensar que seria uma boa aprender a fazer massa de pizza para dar uma economizada.


Mas porque eu morro de preguiça de sovar, fui atrás de uma receita para fazer na batedeira. Achei essa no Panelinha. Mas atenção: a batedeira tem de ser do tipo orbital ou planetária, mais potentes e capazes de lidar com massas mais pesadas (na dúvida, confira o manual de instruções).


Quem quiser pode sovar a mão, mas convém fazer meia receita por vez. Isso porque a receita completa rende quatro pizzas. Aliás, se quiser guardar parte da massa, pode. Basta separar a massa em porções iguais e embalar com plástico filme. Dura 3 dias na geladeira e um mês no congelado. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, 30 minutos.


Tente isso em casa!

Massa de pizza


Ingredientes

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo

  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)

  • 2 colheres (chá) de açúcar

  • 2 colheres (chá) de sal

  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna

  • ¼ de xícara (chá) de azeite

  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada

  • Azeite para untar a tigela

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar (cerca de 5 minutos)

  2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro

  3. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante

  4. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar

  5. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.

  6. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

  7. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250°C (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

  8. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar.

  9. Com o rolo de macarrão, abra cada massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Antes de levar ao forno para assar, use o recheio que preferir

18 visualizações

© 2020 por BOA DE GARFO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram