• Tatiana Py Dutra

Higienização, sanitização, desinfecção: o que é mais adequado para a sua casa?

Técnicos da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional explicam a diferença entre os métodos. Saiba também os conceitos de esterilização e sanitização


Limpa a casa, limpa a roupa, limpa alimentos. A rotina de higiene na pandemia de Covid-19 é exigente e obrigou muita gente que não tinha familiaridade com a faxina, a lidar com muita água sanitária e álcool gel.


Mas mesmo quem já entendia do riscado ficou com dúvidas sobre como fazer a higienização adequada dos ambientes e quais os procedimentos mais indicados para conter a proliferação do vírus.


Por isso, hoje trazemos orientações do químico Miguel Sinkunas, conselheiro da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), e Thiago Lopes, membro do Conselho Técnico da Abralimp, sobre o tema. Eles explicam as diferenças entre os conceitos de limpeza, higienização, desinfecção, sanitização e esterilização.


Ah, vale lembrar que água sanitária, limpadores multiuso e álcool 70% são eficazes para eliminar o vírus das superfícies. Mas não esquecer de manter as mãos limpas (água e sabão bastam) e evitar tossir ou espirrar sem colocar o braço ou um lenço na frente é fundamental para evitar a propagação do Covid-19.

LIMPEZA

É a remoção da sujeira de superfícies. O uso de produto químico no processo convencional de limpeza, com esfregação e enxágue, reduz em até 60% a presença de micro-organismos. Somente a limpeza não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias


DESINFECÇÃO

Consiste no uso de um desinfetante capaz de eliminar das superfícies 99,999% dos germes, bactérias e vírus (entre eles o Sars-CoV-2, causa do Covid-19) na limpeza. A aplicação de, no mínimo, 10 minutos pode reduzir a presença do vírus a níveis não patogênicos


Leia também

Contra a Covid-19, higienizar frutas e hortaliças é fundamental


HIGIENIZAÇÃO

É a limpeza seguida da desinfecção. É o mais indicado para ambientes residenciais e empresas em geral:


“Quando se fala em realizar uma higienização, você pode entender que a pessoa está fazendo uma limpeza, retirando as sujidades do ambiente, e que na sequência irá aplicar desinfetante, realizando uma desinfecção”, explica Sinkunas.

SANITIZAÇÃO

É mais apropriada à indústria alimentícia. Prevê o uso de sanitizantes específicos, que eliminam níveis de componentes microbiológicos. Esse processo não se aplicaria ao dia a dia, pois obedece a regras diferentes da desinfecção.


ESTERILIZAÇÃO

Significa efetuar a eliminação total de germes, inclusive seus esporos, por meio de processos físicos ou químicos bastante agressivos e restritos. É um processo utilizado em situações em que é necessária a máxima segurança, como em salas cirúrgicas de hospitais ou em locais de biossegurança, com a eliminação total dos microrganismos.


#higienização #limpeza #covid19 #pandemia #precaução

29 visualizações

© 2020 por BOA DE GARFO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram