• Tatiana Py Dutra

Pandemia muda hábitos de consumo dos brasileiros

Levantamentos da Kantar avaliam comportamento do consumidor sobre cuidados pessoais e alimentação


Consumo de pães industrializados subiu 52% (Foto: Shutterstock)

Desde o primeiro caso de Covid-19 no país, a Kantar tem feito levantamentos constantes sobre o comportamento dos brasileiros durante a pandemia. E conforma dados do mais recente “Termômetros de Consumo”, a doença – e o isolamento social que ela provocou - alterou bastante os hábitos de consumo – especialmente o da alimentação.


Considerando o desempenho das categorias por cesta, na de alimentos o grande destaque foi o pão industrializado, que teve um aumento de consumo da ordem de 52%, enquanto o leite fermentado ficou na outra ponta, com queda de 21%.


Já na de limpeza, quem mais cresceu foi a esponja de aço, com 28%, e na de higiene o absorvente íntimo, com 21%, seguido pelo papel higiênico, com 15%. Já entre as bebidas, sucos prontos e cervejas ganharam mercado, com 15% e 10%, respectivamente, de aumento no consumo.


O estudo também aponta que 78% das pessoas buscam sair de casa somente para o necessário, além de estarem mais preocupadas com a saúde. Por exemplo, em janeiro e fevereiro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior, 784 mil lares a mais compraram analgésicos, 330 mil passaram a comprar vitaminas, especialmente a C, e 224 mil se tornaram compradores de antigripais. Além disso, 27% dos brasileiros alegam buscar alimentos saudáveis e 22% buscam por produtos de limpeza.

20 visualizações

© 2020 por BOA DE GARFO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram