- Tatiana Py Dutra
Só quer chocolate? Sem problemas
Nutricionista dá dicas de sobremesas para quem quer provar o doce sem aumentar o peso
picolé de banana com chocolate e brownie fit.

A Páscoa passou, mas para quem ama chocolate, todo o dia é dia de degustar esse doce tão tradicional. Pena que engorda, né?
Mas para quem anda preocupado com a balança – ainda mais em tempos de quarentena, quando a ansiedade turbina nossa voracidade -, uma boa notícia: não é preciso excluir o chocolate da dieta.
“Quando pensamos na frequência ideal do consumo do chocolate, temos que considerar a dieta da pessoa como um todo e também os seus objetivos. O indicado é evitar o consumo excessivo de açúcar, mas, para quem não resiste, dentro de uma alimentação equilibrada, é possível incluir uma pequena porção, de até 20g de chocolate diariamente”, comenta a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
Bom para a saúde
A especialista destaca ainda que o produto pode ser benéfico ao organismo. Pesquisas recentes apontam que o cacau, ingrediente principal dos chocolates, têm ação antioxidante e função protetora contra doenças do coração. A dica da nutricionista é que se opte pelas versões mais amargas, que têm maior teor de cacau e menos açúcar na composição.
“Quanto mais amargo, melhor, pois concentrará maior quantidade de antioxidantes e minerais e também oferecerá os benefícios do cacau” explica Renata, acrescentando que as variedades meio-amargas são opções para quem prefere chocolates mais doces.
Novas sobremesas
Aos chocólatras, a nutricionista sugere que o consumo do doce seja na forma de sobremesa, após uma refeição contendo outros alimentos.
“Quando combinamos o chocolate com o almoço, por exemplo, o doce acaba tendo menor influência em nossa glicemia, quando comparado ao seu consumo isolado”, explica.
Para os amantes de chocolate, Renata envia duas receitas: picolé de banana com chocolate e brownie fit.
Brownie de chocolate fit
Ingredientes
4 claras em neve
4 gemas
½ xícara de adoçante culinário
½ xícara de nozes
100g de chocolate amargo
50g de chocolate ao leite
Modo de preparo
Misture as gemas, o adoçante e o chocolate amargo previamente derretido
Em seguida, incorpore as claras em neve delicadamente, até formar um creme homogêneo
Rale o chocolate ao leite e pique as nozes grosseiramente
Misture o chocolate ralado com as nozes e decore a massa
Leve ao forno por cerca de 20 minutos e sirva em seguida
Picolé de banana com chocolate

Ingredientes
1 banana
50g de chocolate amargo
Modo de preparo
Corte uma banana prata em pedaços
Coloque palitinhos de churrasco para apoiar cada parte
Em seguida, mergulhe no chocolate amargo derretido
Leve ao congelador por 15 minutos e está pronto para servir