• Tatiana Py Dutra

Verduras podem ir ao freezer?

Algumas podem, sim, bem como legumes variados e raízes! Saiba como preservá-los adequadamente no freezer ou congelador

No post de ontem, trouxemos dicas básicas de congelamento de alimentos – um grande aliado da economia familiar, da administração do tempo na cozinha e da boa alimentação. Afinal, trata-se de uma maneira de consumir comida de verdade sempre que possível.


Se você não leu o post, dê uma olhadinha. Lá falamos da técnica do branqueamento, etapa necessária para que produtos cozidos mantenham a integridade após uma temporada no freezer; e sobre o tempo que produtos crus e cozidos duram em geladeira.


Hoje, a ideia é ser mais específico quanto ao modo correto de manter congeladas diferentes variedades de legumes e verduras. Tente isso em casa!

Como congelar legumes

O principal benefício de congelar legumes é conseguir manter seus nutrientes mesmo depois de descongelados. Por isso, é importante que os legumes sejam congelados ainda frescos, já cortados e, de preferência, à vácuo

Como congelar brócolis e couve flor

Lave bem os legumes, corte em pedaços e pré-cozinhe da maneira que preferir. Depois de cozidos, é importante deixá-los escorrendo por um tempo para que a água não forme uma camada muito densa de gelo entre as partes.

Em seguida, separe pequenas porções em sacos plásticos ou potes e pronto. Depois disso, é só organizar tudo no seu congelador.

Para descongelar, retire do freezer e coloque-os alguns minutos em água quente. Isso já é o suficiente para terminar o cozimento dos seus legumes ou para retirar o gelo obtido no congelador.


Leia mais

Dicas para congelar alimentos

Xô, desperdício: aprenda a fazer conservas

Como congelar mandioca

A mandioca, ou aipim, também é um ótimo alimento para ser congelado. Bastante nutritiva, é sempre bom ter porções prontas no congelador, para quando quiser comer!

Para congelar, é bem fácil. Basta preparar a mandioca normalmente, esperar esfriar e separar em porções. Se quiser, também pode congelar a mandioca crua. Só deixar descascada e picar em pedaços pequenos.

Como congelar verduras

De forma geral, o processo para congelar verduras é simples. Assim como os legumes, basta lavar bem as folhas, picar tudo e armazenar em potinhos. Ah, e como são folhas, é importante garantir que elas estejam bem secas antes de ir para o congelador para que o gelo não forme uma camada e queime no processo de descongelamento.

Se você optar por armazenar em saquinhos, tire o máximo de ar possível. Usar um canudinho é perfeito para esse trabalho!

Como congelar couve, espinafre e outras folhas escuras

Para a couve e demais folhas escuras, o processo é um pouco diferente. Para ajudar a conservar as folhas e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nas folhas, ou seja: cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em uma água gelada.

A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos ou então, se tiver espaço no congelador, pode guardar as folhas inteiras.

Como congelar temperos e ervas

Vegetais usados para temperar e refogar como cebola, alho, manjericão, alecrim precisam ser muito bem lavados e secados antes de irem para o freezer. Se forem armazenados ainda úmidos, a aparência deles pode ficar muito ruim quando descongelarem.

Uma boa forma de driblar isso é fazendo pequenos cubinhos de gelo com eles, os colocando nas formas e completando com azeite (de preferência) ou água, e retirando na hora que for usá-los como tempero.

Guia para congelar verduras e legumes

Com essa tabela de dicas, saiba como congelar corretamente e armazenar cada tipo de verdura e legume em pequenas porções para usar quando precisar:

Alimento

Abóbora - Lavar, cortar e branquear

Alcachofra - Lavar, cortar e secar

Batata doce - Lavar, cortar e branquear

Berinjela - Lavar, cortar e branquear

Beterraba - Lavar e branquear

Brócolis - Lavar, cortar e branquear

Cebola - Lavar, picar e branquear

Cenoura - Lavar e cortar

Couve - Lavar, cortar e branquear

Ervilha - Lavar e branquear

© 2020 por BOA DE GARFO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram