• Tatiana Py Dutra

Você sabe a diferença entre cerveja e chope?

Cervejeiro esclarece as dúvidas mais frequentes sobre a cerveja e conta curiosidades sobre a bebida

Eu sempre tive vergonha de admitir que não sabia a diferença entre chope e cerveja. Me dava por satisfeita de estar com o copo cheio e calava o bico.


Mas assim como na degustação de outras bebidas, podem surgir dúvidas, que vão desde qual é a temperatura ideal até o consumo após a data de validade.


Leia mais:

Salve a cachaça

Rum: Um copo cheio de história

A história de sucesso do champagne


São perguntas válidas em um país cujos cidadãos gastam, em média, 14% do salário mínimo com a bebida - cerca de seis litros/mês, conforme estudo do Deutsche Bank.


Sorte a nossa que o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, esclareceu algumas dessas dúvidas. Confira:

Diferença entre chope e cerveja

Essa dúvida costuma surgir com frequência e acaba confundindo muitas pessoas. O que acontece é que o chope passa pelo processo de pasteurização, choque térmico utilizado para retirar os germes patogênicos da bebida. O método usa da temperatura elevada (60°C), portanto, a bebida eve ser consumida em um perído mais curto, após a conclusão de seu processo de fabricação.

Já a cerveja, depois de findado o processo de maturação e envase, passa pela pasteurização — com o objetivo de garantir maior estabilidade microbiológica à bebida —, o que possibilita a sua degustação meses depois de pronta.



Colarinho pra quê?

Alguns acreditam que ele só serve para enfeitar, mas na verdade é que ele tem a função de atuar como isolante térmico e manter os aromas e o gás carbônico da cerveja


Espuma abundante é ruim?

Sabe quando você abre uma cerveja e de repente começa a sair uma quantidade absurda de espuma? Pois então, esse efeito é conhecido como "gushing". Existem alguns fatores que podem contribuir para que isso aconteça como agitar a garrafa ou lata antes de abrir ou no momento de transportar, contaminação ou quando a temperatura do armazenamento da cerveja é diferente da temperatura de quando ela é aberta.


Cerveja choca

Com o objetivo de fazer com que a cerveja fique gelada em um curto período, muita gente tem o hábito de colocar dentro do congelador. Ao abrir, se depara com ela totalmente congelada, conhecida como choca. Esse efeito acaba prejudicando o sabor da cerveja, então o ideal é deixar a bebida na geladeira.

Prazo de validade

Assim como qualquer outro alimento, a cerveja também tem prazo de validade. Após o vencimento, o corpo e sabor da bebida acabam sendo afetados, então o consumidor consegue sentir uma diferença na hora que estiver bebendo. Apesar de não haver comprovação de que seja perigoso beber cerveja fora do prazo, o ideal é respeitar o período indicado

Em geral, cervejas devem ser consumidas até seis meses após a fabricação. Para o chope, o prazo é de 15 dias

Caneca contra a cerveja quente

Não existe uma fórmula certa para fazer a bebida ficar gelada por várias horas, porém, alguns truques são capazes de contribuir para isso. A caneca com asa evita que a mão fique em contato com o copo, o que ajuda a ficar gelada por mais tempo

9 visualizações

© 2020 por BOA DE GARFO. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram